Como checar o nível do óleo e a hora de trocar

Checando o nível de óleo

Verificar o nível de óleo do motor de seu veículo é essencial para manter sua vida útil. É um dos passos mais simples da manutenção veicular que pode ser realizada por você mesmo, importante principalmente antes de se fazer longas viagens que exijam mais do motor.

Você irá aprender a localizar o medidor no compartimento do motor, diagnosticar problemas com o óleo e como resolvê-los se necessário.

Verifique o manual do veículo.

Recomendamos verificar o nível de óleo antes de dirigir o veículo, quando o motor e o óleo ainda estão frios. Porém, algumas empresas recomendarão verificar o óleo após aquecer o motor; sendo assim, verifique o manual do proprietário para descobrir o que é mais recomendado para seu veículo. O óleo deve estar todo concentrado no cárter do motor, e não banhando as peças, como acontece quando você dirige o veículo.

Logo após o funcionamento do motor, o nível de óleo vai parecer mais baixo, o que pode levá-lo a erroneamente completar o nível. Se você acabou de dirigir e deseja checar o nível de óleo, aguarde pelo menos dez minutos para que ele desça para o cárter novamente.

Em climas frios, pode ser apropriado dirigir o carro por alguns quilômetros antes de efetuar a medição para que o óleo se solte e fique menos viscoso. Deixe o motor funcionando por alguns minutos. Em seguida, desligue-o e deixe esfriar por pelo menos cinco minutos antes de fazer a medição.

Há uma certa discussão sobre o óleo ser medido quente ou frio. Alguns fabricantes recomendam a medição com o motor aquecido, o que pode ser feito sem problemas, desde que você olhe para a marcação correta na vareta de medição. Quando o motor está frio, a vareta indica que há “menos” óleo no motor. Assim que o motor atingir a temperatura de trabalho, o óleo também irá esquentar e afinar.

O óleo sintético se expande mais quando está quente do que os “normais”. Nesse caso, pode ser melhor verificar o óleo sintético quando ele está frio. Converse com seu mecânico se não tiver certeza.

Estacione o veículo em uma superfície plana. Para obter medições precisas, você deve se certificar de que o óleo não esteja todo acumulado em um dos lados do cárter, o que pode fornecer uma leitura imprecisa. Procure estacionar o veículo em uma superfície plana e nivelada antes de checar o nível de óleo.

Abra o capô. Normalmente há uma lingueta no canto inferior esquerdo, abaixo do volante. Você pode ter que pressionar ou puxar esta lingueta, dependendo do modelo do veículo. Acione-a e desça do carro. Procure por uma outra lingueta, normalmente situada entre a grade de ventilação frontal e o capô.

Acione-a e erga o capô para examinar o motor. Em alguns veículos o capô vai ficar aberto por conta de uma mola. Em outros, você precisará encaixar a haste de apoio, que normalmente fica dobrada na frente ou em uma das laterais do compartimento do motor. Erga a haste e encaixe em sua abertura.

Localize a vareta de medição. Na maioria dos veículos, a vareta tem uma ponta vermelha, laranja ou amarela, no formato de um círculo ou retângulo, saindo diretamente do bloco do motor. Normalmente elas ficam do lado do passageiro ou próximo à frente do motor, inseridas em um tubo guia do tamanho de um lápis.

Na maioria dos veículos, deve haver um símbolo de uma antiga lâmpada (como aquelas de onde os gênios saem nas histórias) confirmando a função da vareta. Quando você a tiver encontrado, remova-a para medir o óleo. Grande parte dos automóveis equipados com uma transmissão automática tem duas varetas de medição sob o capô, uma para o óleo do motor e outra para o fluido da transmissão.

A vareta do fluido de transmissão está localizada normalmente no fundo do compartimento do motor, do lado do motorista, e tem um tubo ligeiramente maior. O fluido de transmissão normalmente tem uma cor rosa ou vermelha, portanto jamais confunda-o com o óleo do motor, tampouco coloque óleo na transmissão e vice-versa. Isso pode acabar lhe custando caro.

Tenha em mãos algumas toalhas de papel ou um pano velho. Quando checar o óleo, é importante ter algumas toalhas de papel ou um pano para limpar a vareta e checar a consistência do mesmo. As toalhas de papel funcionam melhor por oferecerem um fundo na cor branca para se verificar a coloração do óleo, além de ser uma boa maneira de manter as mãos limpas.

Remova a vareta. Algumas varetas têm cerca de 30 centímetros e você deverá verificar a ponta para obter a leitura do nível de óleo. Puxe-a lentamente, mantendo a toalha de papel próxima a abertura para evitar respingos. Não é necessário puxar com força, nem torcer a vareta, mas em alguns casos, um pequeno movimento pode ajudar a soltá-la de seu tubo. Uma vez que a tampa se soltou, ela deve sair sem problemas. Não force-a.

Examine a cor e a textura do óleo. A cor e a consistência do óleo são indicadores de sua idade, e possivelmente de alguns problemas de eficiência do motor. Da vareta você pode ter uma boa noção da condição do óleo no motor. Um óleo em boas condições deve apresentar uma coloração amarelo-esverdeada, e nunca uma coloração escura.

A cor do óleo irá mudar de dourado ou âmbar para marrom ou preto conforme mais partículas provenientes da combustão aderem na substância. Essas partículas irão lentamente desgastar as paredes dos cilindros com o tempo, razão pela qual o óleo deve ser trocado a cada 3,000 miles (4,800 km) aproximadamente. (verifique o manual do usuário de seu veículo para obter a quilometragem correta para a troca). Observe bem a coloração. Ela parece salobra, espessa ou escura? Caso positivo, significa que está na hora de trocar o óleo.

Seque a vareta e coloque-a de volta em seu tubo. A primeira vez que você puxa a vareta, não é possível saber muito sobre a quantidade de óleo no motor, uma vez que ela provavelmente estará encharcada de óleo. Após retirá-la e examinar a cor do lubrificante, limpe-a e coloque-a de volta. Puxe-a novamente para obter uma leitura da quantidade de óleo no motor.

Verifique a quantidade de óleo. Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.

No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completá-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.

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